sábado, 20 de agosto de 2011

Guarda-chuva velho = bolsa nova

Há algum tempo minha sombrinha está quebrada...já comprei outra, mas não tive coragem de jogá-la no lixo.Achando que um dia ela seria útil, resolvi guardá-la, num cantinho da área de serviço.


Como minhas mãos já estavam coçando por passar tanto tempo sem fazer nenhum trabalho manual, nenhuma costurinha sequer (rsrsrs), fui atrás do tal guarda-chuva vermelho. Mas o que fazer com ele?
Uma roupinha para Naturo,
meu cachorrinho?

Bandeirolas para alguma
 festinha em casa?

Uma saia?

Um lustre?
(Imagens da net)

Não, não...nada disso! Resolvi fazer uma bolsa! Até procurei algum PAP na net, mas não achei. Então, resolvi criar a minha, do meu jeito mesmo (arriscando se ia dar certo). Tentei até fazer um PAP, mas confesso que sou boa para aprender; quem é boa para ensinar é Mariângela. Vamos ver se dá para entender:


Descosturei todo o tecido,com cuidado,soltando das hastes metálicas 



 Depois, do lado avesso, marquei com alfinetes aonde iria costurar o que seria o fundo da bolsa:

Costurei à máquina, fazendo várias costuras, para reforçar o fundo da bolsa. (Não esquecer de arrematar.)


Depois, cortei o tecido abaixo da costura (guardei,claro, para usar depois,em alguma idéia -rsrs)


Coloquei no modo de zig-zag para fazer o acabamento do fundo da bolsa:



Virei pelo lado direito, ficou assim:


 Nas laterais, seguindo as pinças próprias do tecido da sombrinha,separei duas,em cada um dos lados, unindo-as com alfinete,para depois costurá-las (sempre pelo lado avesso).



( Retirei essa tirinha que prende a sombrinha quando a mesma está fechada, mas esqueci de fotografar!)



 Depois, na parte superior, usei o modo de franzir,usando o ponto n.5. Aqui, ensina bem direitinho,para quem ainda não franziu à máquina.


Peguei umas alças de bolsa,que tinha comprado no Mercado da Encruzilhada (R$1,00 real cada)


Montei, primeiro marcando com alfinetes, para arrumar bem direitinho. Depois alinhavei à mão.


Para, então costurar à máquina. Essa parte foi a que mais me deu trabalho... (Se alguém tiver alguma dica como pregar alças, pode nos repassar, please!)


Pronto!! Eis a bolsa pronta! (UFA!)


Para dar o toque final, coloquei um broche que eu tinha, feito pela minha comadre,cujo nome também é  Mariângela (acho que esse nome tem tudo a ver com talento-rsrs). Gostaram???


Custo final: sombrinha quebrada + alças (R$2,00) = bolsa nova feita por mim, além de, como dizem meus filhotes, ajudar a salvar o planeta (reciclagem). Enfim, esse custo final ,na verdade, tem um valor que é incalculável!!Concordam?


Agora, a pergunta que não quer calar:
O que será que vou fazer com a armação da sombrinha??!!
Taí uma idéia (rsrsrs)
(Imagem da net)


Beijos!!!

11 comentários:

  1. Oi Andreia !!!
    Vi seu link e fiquei curiosa em ver sua bolsa com bolinhas...
    Amei, muito criativo, saber costurar 'e tudo de bom...
    J'a estou te seguindo...bjs
    boa semana

    www.schandramosaico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou! Seja muito bem-vinda! Fiz um visitinha em seu blog; parabéns pelo seu trabalho, muito bonito!Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Andréa, ficou linda... Parabéns!!! Beijocas,

    M.

    ResponderExcluir
  4. Foi uma ótima escolha. A bolsa ficou fofíssima.
    Obrigada pela visita lá no Puxadinho!
    Beijos e ótima semana!
    Lets

    ResponderExcluir
  5. Oiii Andréa!!!
    Amei a Bolsa, o Blog, tudo!!!
    Eu dou as minhas costuradas na máquina mas me garanto mais em linha reta. Sua criatividade foi incrível em fazer a bolsa com a sombrinha, já estou seguindo e vou esperar as novidades.
    Apareça no meu blog também qdo quiser.
    Beijinhos e boa semana pra vc.

    http://casinhananuvem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Bhaaaaaa muitooo triiiiiii

    sou aqui de esteio rio grande do sul e junto com minha tia e irmã confeccinamos bolsas de guarda chuva e sombrinhas

    me add no face para trocarmos umas ideias

    http://www.facebook.com/profile.php?id=100001562577807

    mas claro não esqueça de dar uma olhada nas bolsas que confeccionamos

    www.jankoskisbag.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Andréa, amei sua bolsa de guarda-chuvas. Farei um post sobre reaproveitamento de guarda-chuvas e colocarei seu link lá, tá?!
    Abraços e apareça
    madeiraemforma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sandra! Pode colocar o link sim, sem problema! Que bom que gostaram!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  9. Achei genial essa ideia da bolsa, ficou shou .Parabéns você é muito criativa!

    ResponderExcluir
  10. Adorei sua bolsa! parabéns por partilhar sua idéia.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

TRADUZA/TRANSLATE